top of page

Motor 1.0 TSI da Volkswagen é eleito o melhor do mundo

O motor 1.0 TSI que equipa o up! GTI vendido na Europa foi escolhido o Motor Internacional do Ano 2018. O prêmio foi concedido por um júri internacional constituído formado por jornalistas especializados. Para a edição deste ano, os jurados examinaram motores divididos em 12 categorias, com o 1.0 TSI tendo que superar uma forte competição em sua categoria de cilindrada (abaixo de 1.0 litro) para vencer.

O propulsor é o mesmo do Polo 200 TSI brasileiro, mas no carro europeu ele é movido apenas a gasolina. Além de ser o primeiro em sua categoria com catalisador de quatro vias, ele também possui um filtro de partículas para gasolina. O tratamento posterior dos gases de escapamento aliado a itens inovadores no interior do motor permite que o up! GTI atenda ao novo padrão de emissões Euro6.

O motor premiado de 999 cm³ possui um turbocompressor com válvula de alívio, coletor de admissão com intercooler integrado e coletor de exaustão integrado ao cabeçote. A mistura de combustível é injetada diretamente nos cilindros sob uma pressão de 350 bar (bastante elevada para um motor a gasolina).

Graças a esses itens, o motor leve e compacto de quatro válvulas por cilindro gera 115 cv entre 5.000 e 5.500 rpm. A partir de 2.000 rpm, o 1.0 TSI – que é equipado com dois eixos de comando de válvulas ajustáveis – transmite uma força de 20,4 kgfm ao eixo de transmissão. O torque máximo permanece constante até 3.500 rpm. No Polo brasileiro, a potência chega a 128 cv com etanol.

Posts Recentes
bottom of page