top of page

Qual é a diferença entre os controles de estabilidade e de tração?

  • Gabriel Aguiar | Quatro Rodas
  • 22 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura

Entenda como funcionam os sistemas de segurança que serão obrigatórios para todos os carros do Brasil a partir de 2022

Botão para desativar o controle de estabilidade no Suzuki Swift Sport R (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O controle eletrônico de estabilidade será obrigatório no Brasil para modelos completamente novos a partir de 2020 e para todos os veículos leves em 2022.

Mas com essa mudança podem surgir algumas dúvidas: quais são as diferenças entre ESC e ESP? Controle de tração é a mesma coisa? Um sistema depende do outro para funcionar?

Funcionamento do ESP em condição de oversteer (saída de traseira) e understeer (saída de frente) (Arrive Alive/Internet)

Começando pelas siglas, enquanto a primeira (ESC) é sinônimo para a tecnologia em inglês, a segunda (ESP) é patenteada pela Bosch e significa Programa Eletrônico de Estabilidade em inglês.

E ainda há outros nomes, conforme o fabricante: DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade), VSA (Assistência à Estabilidade do Veículo) ou VSC (Controle de Estabilidade do Veículo).

O sistema é capaz de analisar trajetória do veículo e movimentos do volante com sensores. Se o ESC identifica alguma situação anormal, são acionados os freios de cada roda e até o torque do motor pode ser cortado.

Luzes no painel do Ford Ka indicam se o controle de tração está desligado ou atuante (Marco de Bari/Quatro Rodas)

E se o carro tem controle eletrônico de estabilidade, ele também terá ABS (obrigatório no país desde 2014) e o controle de tração – já que ambos são necessários para o funcionamento do ESC.

O sistema antibloqueio de frenagem (ABS) possui sensores de velocidade nas rodas e identifica se uma delas tende a bloquear, reduzindo a pressão do freio para impedir o travamento.

O principal objetivo do ABS é permitir que o motorista controle a trajetória do veículo durante frenagens intensas e/ou em piso de baixa aderência.

Já o controle de tração – chamado TC e TCS – é capaz de identificar se as rodas giram em falso durante arrancadas e acelerações, reduzindo o torque diretamente no motor.

 
 
 

Comments


Posts Recentes

Jet Motors - Sua loja de veículos seminovos

PIEDADE

15 3244.8600/ 15 9 9619.7512

Via Antonio Leite de Oliveira, 265,

Paulas e Mendes - Piedade/SP

ATENDIMENTO ONLINE

VIA WHATSAPP PIEDADE

NOSSOS VENDEDORES PIEDADE:

CÁTIA: 15 9 9739.7565

EMERSON: 15 9 9798.1681

JUNIOR: 15 9 9626.1337

NETO: 15 9 9796.0816

NILTON: 15 9 9106.7495

WALDIR: 15 9 9825.9199

IBIÚNA

15 3415.7900

Av. Maria la Farina Milani, 245,

Centro - Ibiúna/SP

NOSSOS VENDEDORES IBIÚNA:

FELIPE: 15 9 9738.3725

HENRIQUE: 15 9 99856.5068

NILTON: 15 9 9106.7495

ATENDIMENTO ONLINE

VIA WHATSAPP IBIÚNA

Todo os direitos reservados - 1993 - 2025 - Grupo Jet Motors© por Cerbero Comunicação & Design

bottom of page