10 hábitos que podem desgastar seu carro e você não sabia
Cuidar do carro é de extrema importância para prolongar a sua vida útil. Entretanto, com o tempo, alguns hábitos que são muito comuns entre os motoristas podem desgastar o veículo. Descubra 10 hábitos que podem desgastar seu carro e você não sabia.
10 hábitos que podem desgastar seu carro e você não sabia:
1. Rodar com o tanque na reserva. Pode causar a queima do motor da bomba elétrica de combustível ou reduzir a vida útil do sistema.
2. Movimentar o volante com o veículo parado ou com as rodas travadas. Pode sobrecarregar o sistema hidráulico de direção. A sobrecarga gera vazamentos e compromete a vida útil da bomba hidráulica e da mangueira.
3. Manter o pé na embreagem com o veículo em movimento. Pode reduzir a vida útil do conjunto de disco, platô e rolamentos. A prática pode afetar até mesmo o volante do motor, acarretando em uma manutenção cara.
4.Passar em quebra-molas na diagonal. Pode torcionar excessivamente a estrutura do veículo e, com o tempo, resultar em ruídos e desalinhamento.
5. Deixar o câmbio em ponto morto em descidas. Isso não economiza combustível. A prática inclusive impede a ação do freio motor, sobrecarregando o sistema de freios.
6. Arrancar o carro de forma muito intensa. Ocasiona o desperdício de combustível, desgaste dos pneus, dos freios e dos coxins.
7. Usar óleo vencido ou não trocar o óleo. Degenera o lubrificante, formando depósitos borras ou carvão que pode entupir os dutos de lubrificação e pode provocar o travamento do motor.
8. Não ativar os vidros elétricos diariamente. Pode ocasionar travamentos e até mesmo a quebra de peças como a máquina de vidro, uma das principais ligadas à sustentação do vidro. Se possível, o ideal é também fazer a lubrificação das canaletas, pelo menos uma vez por semana.
9. Não substituir o líquido de arrefecimento regularmente. Pode ocasionar danos, pois afeta diretamente o motor porque causa perda nas propriedades do aditivo que evitam o congelamento ou fervura da água e desequilíbrio no controle da temperatura de funcionamento do motor.
10. Demorar para consertar o amassado. Pode encarecer o reparo, pois com o tempo a peça pode sofrer corrosão e ter que ser substituída por uma nova.