Som automotivo: Principais cuidados
Para garantir que o som automotivo do seu carro funcione em perfeitas condições condições, é necessário alguns cuidados simples. Confira a seguir!
1. Instalação
Evite fazer qualquer alteração na parte elétrica sem antes desconectar a bateria. Procure se informar se será necessária alguma ferramenta específica e sempre consulte o manual antes da instalação.
2. Limpeza
Para melhor conservação do equipamento, a limpeza periódica é fundamental. Mesmo que seja um aparelho de qualidade, isso não garante que não haverá problemas futuros se não houver uma limpeza regular. Faça a limpeza do player com flanelas macias e produtos específicos.
3. Sistema Elétrico
Como parte essencial para que o veículo funcione corretamente, o sistema elétrico necessita de cuidado dobrado. Sobretudo, no caso do som automotivo, em que o bom desempenho tem relação direta com o sistema.
4. Legislação
O Brasil tem uma legislação específica para casos de som nos veículos, divulgada no Código de Trânsito Brasileiro. Com o objetivo de regulamentar a fiscalização, em 2016, foi determinada uma nova norma para casos de som automotivo. De acordo com a Resolução 624 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), está proibido o uso de aparelhos que reproduzam som que possa ser ouvido do lado de fora do carro, salvo em caso de buzinas, alarmes, sirenes, barulhos de motor e automóveis prestadores de serviço autorizados por órgãos competentes.