Honda Fit EX-L da linha 2019 enfrenta o rival Toyota Yaris XLS. Qual vence?
Dupla de compactos de marcas japonesas travam briga acirrada em vários aspectos. Confira qual dos dois se sai melhor
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Honda Fit 2019 enfrenta o rival Toyota Yaris, que se mostra bem parecido com o rival em vários aspectos
Não é de hoje que Honda e Toyota são grandes rivais em alguns segmentos. E com a chegada do Yaris a vida do Honda Fit 2019 ficou mais difícil no mercado. Pelo o que notamos no dia a dia com os dois carros, a briga entre ambos é bem apertada em quesitos como consumo, desempenho e até espaço interno.
Mas existem alguns detalhes que acabam pesando a favor do modelo da Toyota. Um deles é o preço. Levando em consideração as versões mais equipadas de Yaris e Fit, este último sai por salgados R$ 83.300, ante R$ 77.590 do rival. Além disso, o Honda Fit 2019 já está no final do ciclo da atual geração, uma vez que a próxima será lançada no ano que vem no Japão e no início de 2020 no Brasil, de acordo com informações de bastidores.
As semelhanças entre Yaris e Fit seguem padrões nipônicos. Os dois carros vêm com motor 1.5, que funcionam com câmbio automático CVT. Embora o Honda seja um pouco mais potente (116 cv ante 110 cv do Toyota), no Yaris, a caixa CVT é mais bem acertada, garantindo um pouco mais de agilidade não apenas no dia a dia, mas numa tocada animada em trechos sinuosos na estrada, quando for preciso usar as trocas sequenciais pelas hastes do volante.
Honda Fit 2019 ou Toyota Yaris?
Honda Fit EX-L 2019. Foto: Caue Lire/iG Carros
Ao selecionar esse modo mais esportivo de condução, o câmbio do Yaris mostra reações mais rápidas e até leves trancos entre as trocas, o que faz alguns terem dúvida de que o câmbio do Toyota é mesmo CVT e não com engrenagens e conversor de torque. Isso acaba compensando a força um pouco menor do motor da Toyota em relação Honda (14,9 kgm ante 15,3 kgfm), cujo torque máximo é atingido em rotação mais alta (4.800 rpm ante 4.000 rpm).
Na prática, Yaris e Fit têm desempenhos bem parecidos, mas o Toyota se mostra ligeiramente mais agradável de dirigir, mostrando uma pitada extra de agilidade e disposição para contornar curvas, por exemplo. O que ajuda na estabilidade do hatch Toyota é o fato de ser um pouco mais largo e baixo, com menor centro de gravidade, detalhe que tem mais influência que os pneus de perfil ligeiramente mais baixos do Fit (185/55R 16 ante 185/60R 15 do Yaris).
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Toyota Yaris tem painel um pouco mais moderno que do Honda Fit 2019 por detalhes como o velocímetro digital
Além de acelerar um pouco mais e de ter mais ânimo em curvas, o Yaris tem outra vantagem: o menor raio do giro (9,6 m ante 10,3 m do Fit), o que facilita as manobras em lugares apertados, como estacionamentos de shoppings e condomínios.
No trânsito cotidiano, um item que agradou mais no Toyota foi o quadro de instrumentos com recursos como mostrador digital, de alta resolução, que exibe velocidade, informação que no Honda é vista apenas pelos ponteiros do velocímetro. Além disso, se você quiser saber qual é a autonomia no Fit vai ter que apertar um botão no próprio mostrador.
Houve uma boa evolução no Fit, que ganhou controle eletrônico de estabilidade e faróis com lâmpadas de LED entre os destaques. O compacto Honda também recebeu central multimídia mais moderna, com GPS embutido, mas ainda existem alguns detalhes a serem acertados, como a melhor resolução dos gráficos que aparecem na tela. No Toyota, o multimídia vai bem nessa parte de nitidez, mas precisa ser mais prática de ser usada. Outro ponto a ser destacado é que apenas a versão topo de linha XLS tem compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play, o que está prestes a mudar em toda linha da marca japonesa.
Divulgação
Honda Fit 2019 não tem nenhuma diferença no interior na comparação com o modelo da linha 2018
O Fit também tem a seu favor a melhor modularidade dos bancos, que podem ser rebatidos de maneira mais versátil, criando um espaço considerável para levar uma bicicleta ou algo do gênero a bordo. Mesmo sem esse recurso, o porta-malas do Honda é um pouco maior (363 litros, ante 310 litros do Yaris). Entretanto, o entre-eixos de ambos é quase o mesmo (2,53 m do Toyota e 2,55 m do Honda), o que significa que o espaço para quem vai sentado no banco traseiro é praticamente igual nos dois carros.
Conclusão
Os modelos da Toyota e Honda se parecem em vários aspectos, inclisive no que se refere à lista de itens de série. Ambos contam com equipamentos como câmera de ré, ar-condicionado digital e ancoragem ISOFIX para cadeirinhas infantis, bancos revestidos de couro, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, entre outros itens. Uma diferença é que no Fit há regulagem de profundidade no volante. Mas o Yaris contra-ataca com retrovidor interno eletrocrômico, que o Honda não tem.
O que acaba dando uma vitória apertada ao Yaris é o preço bem menor, com uma diferença de R$ 6 mil para o Honda Fit 2019, que está no final do ciclo da atual geração, tanto que a única novidade é a cor Vermelho Vênus Metálico.
Ficha Técnica - Honda Fit EX-L 2019
Preço: a partir de R$ 83.300
Motor: 1.5, quatro cilindros, flex
Potência: 116 cv (E) / 115 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 15,3 kgfm (E) / 15,2 (G) a 4.800 rpm
Transmissão: Automático, CVT, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 185/55 R16
Dimensões: 4,09 m (comprimento) / 1,69 m (largura) / 1,54 m (altura), 2,53 m (entre-eixos)
Tanque: 45 litros
Porta-malas: 363 litros
Consumo gasolina: 12,3 km/l (cidade) / 14,1 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 12 segundos
Velocidade máxima: 172 km/h
Ficha Técnica - Toyota Yaris XLS
Preço: a partir de R$ 77.590
Motor: 1.5, quatro cilindros, flex
Potência: 110 cv (E) / 105 cv (G) a 5.600 rpm
Torque: 14,9 kgfm (E) / 14,3 (G) a 4.000 rpm
Transmissão: Automático, CVT, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)
Pneus: 185/60 R15
Dimensões: 4,14 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,55 m (entre-eixos)
Tanque: 45 litros
Porta-malas: 310 litros
Consumo gasolina: 12,6 km/l (cidade) / 13,8 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 11,8 segundos
Velocidade máxima: 173 km/h