Como proteger a pintura do carro
Crédito: Shutterstock
Sabe aquela cor perolada que o veículo tem quando você acaba de comprar o carro 0km? para manter toda essa cor brilhante na pintura de carro é preciso tomar alguns cuidados, uma simples lavagem semanal ou até mesmo insetos, pedriscos, marcas de dedos podem danificar a pintura do carro.
Mas alguns cuidados simples também ajudam a conservar a beleza do carro por mais tempo. listamos algumas causas comuns que danificam à pintura e a forma de cuidar melhor dela.
Insetos
Pequenos insetos podem danificar a pintura pois são muito ácidos e precisam ser removidos da maneira correta
Dica: Não deixe os insetos muito tempo grudados no carro – conforme o tempo passa, eles se tornam mais difíceis de remover. Se você agir rápido, basta um pano macio, água e shampoo próprio para veículos, ou um pouco de cera de polimento.
Combustível
Ao abastecer o combustível evite encher o tanque até a borda, o que aumenta a chance de derramamento. Se o combustível caído não for limpo imediatamente, pode causar manchas e perda do brilho.
Dica: para evitar manchas escuras em volta do bocal, se deixar vazar etanol ou gasolina limpe o mais rápido possível com um pano de microfibra. Pode-se usar também um pouco de cera limpadora.
Detritos de pássaros
Os excrementos de aves podem causar danos sérios na pintura. Compostas de frutos, sementes e mesmo pedaços de cascalho, essas fezes ácidas e granuladas podem manchar e arranhar a tinta se ficarem em contato por muito tempo. Dica: pulverize um pouco de água e sabão e use um pano de microfibra macio para limpar delicadamente a área. Evite movimentos que possam causar arranhões.
Pedriscos
Pedras soltas, pedriscos e cascalho são comuns nas estradas. Com o movimento, podem bater no carro e lascar até as camadas mais profundas da tinta.
Dica: trate esses arranhões o mais rapidamente possível para garantir a proteção contra corrosão.
Marcas de dedos
Quem nunca escreveu uma mensagem ou um desenho engraçado com o dedo em um carro sujo? O atrito do dedo com a sujeira pode agir como uma lixa sobre a pintura.
Dica: previna-se limpando o carro sempre que necessário com um espanador. Para remover pequenos arranhões, use um pouco de polidor.
Cinzas
A poluição do ar pode deixar uma camada de cinza e fuligem no seu carro. Mas jogar água, nesse caso, não é o ideal: água combinada com cinza tende a criar uma base alcalina corrosiva.
Dica: mantenha o carro coberto se for estacionado fora. Para remover a cinza, use um espanador.
Acessórios de limpeza
Usar esponjas ou panos de limpeza macios para lavar o carro não basta, se eles estiverem contaminados com detritos. Quando caem no chão, podem ficar com areia ou sujeira e arranhar a pintura.
Dica: se o pano ou a esponja cair no chão, lave ou pegue um novo. É útil manter um ou dois panos de reserva para evitar riscos.