Nova Fiat Strada chega ao mercado em 2020.
Modelo será produzido em Betim (MG) a partir do ano que vem e vai conviver por mais dois anos com a antecessora.
A Fiat Strada não está muito longe de ganhar uma nova geração. Chamada pelo nome código 281, a nova picape começa a ser vendida em 2020. As unidades de verificação de processo (o último passo antes da produção) começam a ser feitas no segundo semestre de 2019. Segundo apuramos, o nome código da picapinha é 281.
O visual será baseado no Argo, tal como Autoesporte revelou. A plataforma é mista e conta com a dianteira do novo hatch e a traseira inspirada na geração atual, com direito ao esquema de suspensão traseiro por eixo rígido (tipo ômega). A solução abre um vão central maior para transpor terrenos difíceis mesmo com carga completa.
A utilização da base frontal do Argo vai permitir a utilização do novo motor Firefly GSE 1.3 (108 cv). O compartilhamento também favorece a aplicação de tecnologias oriundas do hatch, exemplos dos controles de estabilidade e de tração. E o porte um pouco maior será um trunfo para oferecer mais espaço na versão cabine dupla.
Os planos são ambiciosos. A Fiat pretende nadar de braçada no segmento e tem como objetivo nada menos que a liderança geral entre picapes. É algo natural, pois a própria Strada lidera com folga as vendas. A Toro aparece em segundo lugar. E a distância para a Saveiro é grande. A VW está de olho nesse filão mais do que estratégico e prepara a picape média-pequena Tarok (revelada com exclusivdade por Autoesporte) para enfrentar a Toro e fazer uma dupla mais afinada com a Saveiro, que ainda tem um facelift à vista.
Fiat Strada atual ainda vai sobreviver em suas versôes de trabalho.
E como fica a Strada antiga? Ela continua a ser produzida mesmo após a introdução da sua sucessora. A picapinha vai ser vendida em versões mais básicas e não terá um novo facelift. As suas vendas serão de grande valia para a Fiat, que nunca ofereceu duas picapes compactas simultaneamente no mercado brasileiro.
A sua descontinuação será apenas quando entrar em vigor a legislação do controle eletrônico de estabilidade. Conhecido por ESP ou ESC, o item de segurança vai passar a ser obrigatório a partir de 2020 para carros novos e 2022 para os projetos antigos. Isso significa que a Strada deve se despedir com 25 anos de mercado. Nada mal.
Fonte: Autoesporte. 07/12/2018 10h11.Por: Julio Cabral.Foto: Renato Aspromonte/Autoesporte.