Dicas para medir a vida útil do pneu
Verificar todos os itens periodicamente é uma forma econômica de manter o carro em bom estado de conservação. Os pneus, por exemplo, são uma das partes mais importantes do veículo. Eles têm influência direta no desempenho, segurança e no consumo de combustível. Além dos cuidados necessários com esses itens, é preciso saber qual a hora certa de trocá-los.
Aprenda a verificar de forma rápida e prática o sulco mínimo do pneu e garanta mais segurança no trânsito.
Em primeiro lugar é necessário saber que quanto mais profundos forem os sulcos, melhor será a drenagem da água, por isso, observe o fundo dos sulcos, pois lá está o Tread Wear Indicator (TWI) ou Indicador de Desgaste de Piso.
Quando o desgaste atingir essa marcação deve-se trocar os pneus. A espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro. E para medi-lo basta uma moeda de 1 real ou um palito de fósforo.
Coloque a moeda no sulco do pneu. Se o anel dourado da moeda desaparecer, o motorista pode rodar sem problemas. Caso contrário, os pneus devem ser trocados imediatamente. Já com o palito de fósforo, vale saber que a parte de pólvora corresponde a 1,6 milímetro, basta colocá-lo no sulco para medir.
Multa:
Rodar com os pneus carecas é arriscado e consta como infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira.
Manutenção:
Além da medição em casa, não deixe de fazer a manutenção periódica em uma mecânica especializada, assim o profissional além de analisar o nível de desgaste das peças, informa se é preciso fazer a troca completa do conjunto ou dos dois pneus do eixo traseiro.
Atenção!
Na hora da troca, lembre-se de escolher pneus de qualidade que atendam às especificações estabelecidas pelo fabricante do veículo.