Principais cuidados que devem ser tomados com o teto solar


Embora seja mais comum em carros luxuosos, o teto solar também está disponível em alguns modelos compactos. O fato é que esse item faz toda diferença quando o assunto é conforto, oferecendo maior luminosidade durante o dia e a possibilidade de ver a lua e as estrelas durante a noite.

O que pouca gente sabe é que, assim como outros componentes do veículo, o teto solar precisa de alguns cuidados para funcionar corretamente. Pelo menos uma vez ao ano, ele deve passar por uma revisão, onde são efetuadas limpeza e lubrificação das canaletas.

Segundo especialistas, os agentes externos são a principal causa dos problemas mais comuns, geralmente relacionados com a quebra do vidro ou dos cabos que movimentam os componentes do sistema. Mas, uma queda na tensão da bateria, por exemplo, também pode provocar uma desprogramação eletrônica.

Outro cuidado que o motorista precisa tomar é nunca deixar o teto solar total ou parcialmente aberto ao estacionar o carro ao ar livre. Isso evita que a chuva molhe o interior do veículo e cause danos a componentes elétricos.

Também é importante prestar atenção nos passageiros, principalmente crianças. Como o sistema de funcionamento do teto solar normalmente não conta com sistemas antiesmagamento, há riscos de acidentes e ferimentos.

Posts Recentes