top of page

Novo Toyota Corolla trará motores 1.8 híbrido flex e 2.0 flex


O sedã Toyota Corolla 2020 chega às lojas brasileiras em outubro com duas opções de motorização. A principal delas será o 1.8 híbrido flex, projeto adaptado em relação ao motor existente atualmente no Toyota Prius para usar tanto gasolina, quanto etanol, como auxiliar do motor/gerador elétrico. Além dele, haverá também opção com motor 2.0 flex, puramente a combustão.

Haverá também sistema híbrido de câmbio. Trata-se de uma evolução do atual Multidrive-S (nome da marca para o CVT, automático com sistema de relações continuamente variáveis por polias, com emulação de sete marchas). Chamado de "Dynamic-Shift CVT", utiliza uma "engrenagem de partida", que atua na primeira marcha para transmissão inicial de torque às rodas no momento da arrancada, passando às polias do CVT apenas com o veículo já em movimento.

Com isso, o funcionamento do CVT em si pode ser mais suave e, portanto, todo o conjunto é menor e mais leve. No exterior, a nova geração do Corolla usa esse sistema emulando dez marchas, mas ainda não temos informação sobre a programação para o Brasil.

Sabemos, porém, que com o Dynamic-Shift CVT e com as duas opções de motorização, o novo Corolla brasileiro seguirá todos os importantes avanços mecânicos dos carros já apresentados no Japão, nos Estados Unidos, na Europa e na China. Isso reforça o caráter global da 12ª geração, que será o primeiro uso em fabricação no Brasil da plataforma TNGA, a mesma do Prius.

Reforça também a ideia de que o Prius deverá deixar de ser importado, ao menos em sua forma atual. A versão Hybrid Flex do Corolla deverá tomar o espaço do Prius, inclusive em termos de valores. O modelo japonês também está em final de ciclo intermediário e só deverá voltar a fazer sentido se tiver grande renovação em sua rotina de alterações.

O QUE MAIS O COROLLA 2020 TERÁ?

Seguindo os passos do carro já visto no exterior, o novo Corolla nacional também deverá usar suspensão do tipo multilink na traseira, substituindo o antigo conjunto de eixo de torção. Com isso, deverá ficar mais confortável, seguro e dinâmico.

Em termos de estilo e dimensões, nosso modelo deverá ser um misto do que já vimos do carro chinês e europeu: cerca de 4,64 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,43 metro de altura, preservando a distância entre-eixos de 2,70 metros do atual. Frente ao modelo atualmente vendido no Brasil, o novo Corolla deverá ser coisa de 2 cm mais longo, 1 cm mais estreito e 4 cm mais baixo, com pequenas variações.

Essa nova geração também permite o uso de sistemas de conforto e segurança interessantes. O pacote tecnológico de segurança "Toyota Safety Sense" está garantido: inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência (com detecção de pedestres e ciclistas), alerta de saída de faixa com assistência de direção e, dependendo da versão, leitura de placas de trânsito e farol alto adaptativo

Painel digital e sistema multimídia com conectividade com Android Auto/Apple Carplay ainda são dúvida, mas não faz sentido não incluí-los, ainda que como opcional, frente ao que já está garantido.

Fonte: UOL Carros

Posts Recentes
bottom of page